Pontos Turísticos Culturais:

Casa da Camâra e cadeia

-Construída em 1854, é um dos poucos exemplares deste tipo de edificação encontrada no Sul do brasil. O andar térreo era destinado aos presos e o superior, a camâra municipal, júri e audiência. Hoje, restaurado, abriga a Secretaria de finanças do município.


Acesso:
Praça Hercílio Luz – Centro – São José

 

Monumento do primeiro Centenário da Independência do Brasil


– Inaugurado em 7 de setembro de 1922. 




Acesso: Jardim Carlos Napoleão Poeta – Centro - São José

 

Solar da Guarda Nacional

– É um marco histórico e arquitetônico. Costruído em 1722, é o único prédio intacto em sua construção original, o colonial rústico português de grande dimensões. O prédio serviu de residência, escola Militar, Quartel da Guarda Nacional e chegou a cortiço. Hoje, reformado, abriga no andar superior o Museu Histórico e no inferior, a Bibliotéca Pública Municipal.

Acesso: Praça Hercílio Luz – Centro – São josé

 

 

Bico da Carioca

- Construída em 1843. Lugar aprazível onde os escravos lavavam as roupas de seus senhores.



Acesso:
Rua Irineu Comelli, ao lado da Igreja Matriz de São José

 

 

Teatro Adolfho Mello

Sua construção foi rápida já em 21 de junho de 1856 abria suas portas, no mesmo dia em que festejava-se a transformação de São José em cidade. Durante muitos anos serviu de palco e cinema a muitas gerações.


Acesso:
Praça Hercílio Luz – Centro – São José

 

Escola de Oleiros

- A escola de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros funciona na antiga Casa da Estrada geral de São José, bem em frente a Orionópolis, oferecendo cursos de cerâmica e torno gratuítos. A idéia é resgatar o que ainda resta da cultura açoriana do Estado de Santa Catarina.

Acesso: Frederico Afonso – São José