PREOCUPADA COM INVESTIGAÇÃO, DILMA PEDE QUE MINISTROS DEFENDA LULA - por Marina Dias

Jefferson Severino - 22/07/2015 SC 01571 JP

PREOCUPADA COM INVESTIGAÇÃO, DILMA PEDE QUE MINISTROS DEFENDA LULA
por Marina Dias

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, investigado pela Procuradoria no DF por tráfico de influência - Yuri Cortez - 25.out.2011/AFP

A presidente Dilma Rousseff pediu nesta segunda-feira (20) que seus ministros saiam em defesa pública do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, investigado pela Procuradoria da República no Distrito Federal por suposto tráfico de influência internacional e no Brasil a favor da Odebrecht.

Segundo a Folha apurou, Dilma se disse "indignada" com a abertura de investigação contra o ex-presidente pela Procuradoria, na semana passada, e afirmou que "todas as autoridades" que entram em sua sala "falam dos interesses de empresas em seus países".

"No mundo, reis, príncipes, presidentes e ex-presidentes defendem as empresas e interesses nacionais. No Brasil, querem dizer que isso é crime?", indagou Dilma durante reunião de sua coordenação política.

Yuri Cortez - 25.out.2011/AFP    
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, investigado pela Procuradoria no DF por tráfico de influência

Apesar das críticas recentes que fez à administração da sucessora, classificando-a como um "governo de mudos", a avaliação de Dilma e de seus ministros é que Lula ainda é um dos principais fiadores da gestão da presidente e seria "prejudicial" para a recuperação do governo vê-lo tragado por denúncias desse tipo.

Com a abertura da investigação contra o ex-presidente, o petista virou alvo de um procedimento investigatório criminal. Com isso, o Ministério Público Federal tem a prerrogativa de utilizar todas as ferramentas investigativas, como fazer pedidos de quebras de sigilo bancário e telefônico.

Lula é suspeito de usar sua influência para facilitar negócios da Odebrecht com governos estrangeiros nos quais faz obras financiadas pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), principalmente na África e na América Latina.

A empreiteira bancou diversas viagens de Lula ao exterior depois que ele deixou a Presidência. O Ministério Público quer saber também se, durante essas visitas, Lula fez palestras e quem pagou por elas.

O Instituto Lula nega que o ex-presidente atue como lobista ou consultor e se diz surpreso com a investigação porque considera que houve pouco tempo para análise de material solicitado pela Procuradoria, entregue por eles na semana passada.

FOLHA UOL

why people cheat in relationships why women cheat with married men website
where to get std test getting tested for stds std free
i cheated on my husband and got pregnant dream my husband cheated why i cheated on my husband
meet to cheat read My wife cheated on me
why husbands cheat sadi.me women cheat
propranolol 40mg go clomiphene 25mg
coupons for prescription drugs click coupons for prescription drugs
all about abortion abortion pill stories against abortion
naproxen kruidvat site naproxene
ciloxan cena ciloxan perforated eardrum ciloxan za uho




« Leia outros artigos