BRASIL JUNINO, ATIVIDADES TURÍSTICAS, GESTÃO SUSTENTÁVEL, HOTELARIA - AÇÃO NACIONAL, VIAJAR É PRECISO, CRUZEIROS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ, DIA INTERNACIONAL DO MALBEC, TURISTAS LATINOS NO BRASIL, VINHOS & DELICATESSENS, 11º FÓRUM INTERNACIONAL, ABAV PORTAS ABERTAS, ICCABAV, FIACULT 2017, BELLA DA SEMA

Jefferson Severino - 26/04/2017 SC 01571 JP

BRASIL JUNINO CHEGA À ESPANHA COM FESTA
 
Quadrilhas juninas se apresentaram na abertura do Brasil Junino em Madri (Foto: Marília Oliveira)
 
Depois do grande sucesso alcançado ao passar por Lisboa, onde reuniu um público de mais de 15 mil portugueses, o festival Brasil Junino chega à Madri. Na capital da Espanha, a cultura das festas juninas está sendo apresentada no Colegio Mayor – Casa do Brasil até o dia 30 de abril, com entrada gratuita. O projeto é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Integração – Cultura, Turismo e Cidadania (IBI) e conta com o patrocínio da Embratur. O mercado espanhol se conecta ao Brasil através de 36 voos semanais, que ligam duas cidades espanholas, Madri e Barcelona, a três capitais brasileiras: São Paulo - SP, Rio de Janeiro - RJ, Salvador – BA. No total, estão disponíveis cerca de 11 mil assentos entre os dois países por semana.
 
 
ATIVIDADES TURÍSTICAS NO BRASIL
 
 
E se o cliente pudesse encontrar no mesmo lugar tudo aquilo que procura em um destino turístico? E se as empresas pudessem administrar e distribuir todos os seus produtos em um só lugar? Pois foi pensando em resolver e unir essas duas necessidades que nasceu a primeira plataforma brasileira focada 100% em atividades turísticas: o Tour Channel. O próprio nome da ferramenta esclarece que se trata de um canal de turismo, uma solução para o mercado que estava carente de uma plataforma única. O Tour Channel une os quatro segmentos básicos de atividades turísticas: Passeios, Ingressos, Gastronomia e Transfers. Assim a plataforma, que é a primeira ferramenta brasileira neste sentido, deve se tornar uma referência em tecnologia, inovação, gestão, distribuição e comercialização de atividades turísticas.
 
  
Estima-se que até junho de 2017 o investimento na plataforma Tour Channel deverá alcançar R$ 1 milhão. Já está em tratativas avançadas o primeiro investimento de série A, que deve ser realizado nos próximos meses. Com esse aporte será realizada a expansão de destinos, novas tecnologias, internacionalização da operação e o lançamento de novas funcionalidades. A projeção de faturamento de R$ 7 milhões em 2017 vem sendo trabalhada com afinco pela equipe. Com apenas quatro de operação, já são mais de 3 mil passageiros ativos no Brasil. Ainda neste ano os TOP 100 destinos nacionais e internacionais estarão disponíveis no Tour Channel, abrangendo assim cerca de 8 mil produtos disponíveis ao consumidor final.
 
 
O mercado de atividades turísticas movimenta, anualmente, mais de 100 bilhões de dólares. Dentro deste número, o segmento de atividades turísticas responde pelo 3º maior mercado, atrás apenas de serviços aéreos e hospedagem. Pesquisa do Ministério do Turismo, encomendada a Fundação Getúlio Vargas, afirma que quase 90% dos empresários do setor de turismo devem expandir os investimentos na área. A Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet) aponta, ainda, que para 81% dos entrevistados, a expectativa é de crescimento, amparado pela perspectiva de retomada da economia e aumento no número de brasileiros viajando pelo País.
 
 
E para mostrar a eficiência do Tour Channel, a plataforma lançou no início do ano o portal  e-commerce de atividades turísticas TourOn. Com um trabalho de desenvolvimento de nove meses, o TourOn nasceu para os setores B2B e B2C após muito estudo do mercado e a construção da ferramenta. Com grandes investimentos em tecnologia, o portal TourOn é a primeira OTA de atividades turísticas do Brasil. Isso vem ao encontro do slogan do portal, que é Explore Seu Destino! Para os idealizadores doTourOn o principal objetivo, levado como missão desde a sua concepção, é conectar fornecedores, vendedores e viajantes, com a visão de se tornar a maior plataforma de atividades turísticas do mundo.
 
 
GESTÃO SUSTENTÁVEL
 
 
A Gestão Sustentável dos Destinos Turísticos foi o tema que norteou os debates do primeiro Seminário de Secretários Municipais de Turismo de Santa Catarina, realizado nesta terça-feira, 25, em Florianópolis. O evento promovido pela Secretaria de Estado de Turismo Cultura e Esporte (SOL) teve como objetivo discutir e reforçar o planejamento para o desenvolvimento do setor em todas as regiões do Estado. A abertura do seminário contou com a presença do secretário nacional de Estruturação do Turismo do Ministério do Turismo (MTur), Neusvaldo Ferreira Lima, do secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Leonel Pavan, do presidente da Santur, Valdir Walendowsky.
 
 
O secretário nacional de Estruturação do Turismo, Neusvaldo Ferreira Lima, falou sobre o acesso a recursos do Ministério do Turismo. “Há uma demanda gigantesca para ser atendida, mas também há muitos casos já atendidos. Tem muitas prefeituras com recursos financeiros nas suas contas correntes. O volume hoje para Santa Catarina é de R$ 39 milhões de recursos em contas correntes aguardando medições de obras”,explicou. 
 
Valdir Valendowsky e Leonel pavan
 
O secretário Pavan informou que o seminário quer despertar ainda mais a grande indústria do Turismo, que representa 12,5% do PIB do Estado.“Santa Catarina tem um potencial enorme no Turismo e muitas vezes temos equipamentos turísticos que estão adormecidos, que não tem projeto ou que falta desenvolver. Formamos uma grande equipe para ajudar cada região e município. Hoje vamos tratar do que vem sendo feito, o que precisa e qual o caminho a seguir. Não existe projeto turístico sem integração. Buscamos e vamos fazer com que as nossas cidades possam mostrar cada vez mais suas potencialidades turísticas”, disse.
 
 
O evento reuniu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais de Turismo, gestores e demais servidores públicos municipais envolvidos com a temática. Durante todo o dia os participantes acompanharam painéis e palestras com foco na gestão e capacitação do setor. 
 
 
HOTELARIA - AÇÃO NACIONAL
 
Infinity Blue Resort & Spa - Balneário Camboriú - SC
 
No dia 15 de setembro vai acontecer uma grande ação nacional que vai beneficiar hotéis e turistas de todo o Brasil. É o Dia Nacional das Reservas Diretas, que busca divulgar os benefícios de reservar quartos direto com o hotel, além de oferecer descontos e outros benefícios para quem fizer isso. Trata-se do  Dia Nacional das Reservas Diretas, que tem a intenção de fortalecer os canais de reservas dos hotéis e evitar a dependência com qualquer outro meio. Nem todos os consumidores sabem que ao fazer a reserva no site do próprio hotel é possível encontrar melhores tarifas, pacotes diferenciados e condições mais vantajosas. A ação busca conscientizar os viajantes sobre todos esses benefícios e tornar o mês de setembro uma grande fonte de receita para os hotéis.
 
Hotel Renar - Fraiburgo - SC
 
Os dois lados saem ganhando. Hotéis, pousadas e hostels podem se inscrever gratuitamente na ação e vão aumentar suas vendas ao oferecer descontos e vantagens exclusivas nos seus canais de reserva direta. Já os viajantes poderão, no dia 15 de setembro, fazer reservas com no mínimo 15% de desconto. A escolha do dia 15 e de 15% de desconto foi simbólica, já que 15% é a comissão média paga pelos hotéis às agências de viagens online. Assim, esse valor vai ser revertido na forma de desconto para o cliente final. 
 
Hotel Cercano - O melhor endereço na Serra Gaúcha 
 
O Dia Nacional das Reservas Diretas foi inspirado na ação “Stop Clicking Around” da rede Hilton de Hotéis, que tinha o mesmo objetivo. Cadastre-se e saiba mais sobre a ação no site: www.diadasreservasdiretas.com.br.
 
 
VIAJAR É PRECISO
 
 
O contingente de brasileiros que têm intenção de viajar nos próximos seis meses aumentou de 17%, em março do ano passado, para 21,3%, no mês passado, segundo a última Sondagem do Consumidor Intenção de Viagem. A pesquisa é de responsabilidade da FGV (Fundação Getúlio Vargas) com duas mil famílias em sete capitais brasileiras. No universo de pessoas pesquisadas, a maioria, 73%, quer viajar pelo Brasil, enquanto os 27% restantes tem pretensões de passeios internacionais. O resultado consta numa pesquisa mensal realizada a pedido do MTur (Ministério do Turismo) e mostra que o aumento na intenção de viagens ocorreu em cinco das sete capitais pesquisadas. Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo foram os locais onde a intenção cresceu. Em Belo Horizonte e Salvador menos famílias pretendem fazer viagens no próximo semestre. A capital paulista teve o maior aumento: 17,8%. quanto aos destinos brasileiros pretendidos pelos viajantes, o Nordeste segue sendo o sonho dos turistas. 
 
A melhor gastronomia na Ilha da Magia
 
CRUZEIROS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ
 
 
A CVC confirmou para o Grupo Tedesco 10 escalas do navio Sovereign (Soberano), da espanhola Pullmantur, na temporada que inicia em dezembro próximo. O Sovereign tem capacidade para até 2.733 passageiros e 820 tripulantes. Seu calado é de apenas 8 metros. São 1.162 cabines distribuídas em 12 decks. O barco navega a 17 nós (31,5 Km/h). Essas 10 escalas, somadas às sete confirmadas do MSC Preziosa, catapultam Balneário Camboriú como um novo e importante destino para o turismo por navios. No total, mais de 53.000 passageiros deverão vir à cidade, distribuídos entre o final de novembro e começo de abril.
 
 
Segundo estudo da Cruise Lines International Association (CLIA), no ano passado cada passageiro provocou um impacto médio de R$ 466,00 em cada porto das escalas no país. Se esse número é correto, a economia de Balneário e região terá uma injeção de R$ 24, 6 milhões.  
 
 
DIA INTERNACIONAL DO MALBEC
 
 
Acontece na próxima terça-feira, dia 02 de Maio, o Dia Internacional do Malbec, que aqui em Santa Catarina é comemorado e promovido pelo Consulado Argentino, que irá mostrar seus produtos, com degustação não só dos vinhos, mas da sua fenomenal gastronomia. O evento, restrito a convidados, acontece no Espaço de Eventos no Pier 54. 
 
 
Segundo o Consul Argentino em Florianópolis, Gustavo Coppa: "O Malbec Day Florianópolis 2017" representa uma ótima oportunidade de encontro entre reconhecidos produtores, comerciantes, distribuidores de vinhos e alimentos, num espaço único para degustarmos bons produtos, com bons amigos e realizarmos bons negócios"
 
Cilene del Faro - Nossa Casa em Ushuaia na Patagônia Argentina

TURISTAS LATINOS NO BRASIL
 

Os números do Anuário Estatístico do Turismo 2017 comprovam: a estratégia de promoção do Brasil na América do Sul, realizada pela Embratur no último ano foi certeira. O comparativo da entrada de estrangeiros dos países sul-americanos de 2015 com 2016 mostra que houve uma variação positiva de 9,1% de turistas. Resultado acima da média, já que no total, as chegadas ao Brasil tiveram um aumento de 4,3%. A Argentina continua sendo o país que mais enviou turistas para o Brasil em 2016, com aumento de 10,3%. Se em 2015, 2.079 milhões de hermanos curtiram os nossos destinos, 2.294 milhões aproveitaram o País no último ano. O Paraguai ultrapassou o Chile e alcançou o terceiro lugar, com mais de 315 mil visitantes, acréscimo de 4,9%. Entre os países estratégicos sul-americanos, a Bolívia apresentou o maior incremento no ingresso de turistas ao Brasil (27,7%).
 
Clique na imagem para ampliá-la

Vale ressaltar que as dez primeiras posições do ranking dos 50 maiores emissores de turista para o Brasil são ocupadas por países prioritários para o Brasil: Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Chile, Uruguai, França, Alemanha, Reino Unido, Itália e Portugal. O Anuário Estatístico 2016 trouxe ainda dados da chegada de turistas ao Brasil por Unidades de Federação e a variação positiva nos estados brasileiros. Santa Catarina, por exemplo, teve um acréscimo de mais de 25% de turistas de 2015 para 2016.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
VINHOS & DELICATESSENS
 
 
Falando em vinhos, novo por dentro e por fora, Armando Memória, linha de vinhos finos da Vinícola Peterlongo, repaginada para ser trabalhada em lojas especializadas, chega ao mercado com os varietais tintos tradicionais Merlot e Cabernet Sauvignon, além do Tannat, novidade que vem completar a coleção. Todos com lotes limitados, os vinhos são a aposta da vinícola como vinho fino de entrada neste canal de vendas. Os lançamentos já estão à disposição no mercado. Esta virada de página tem a chancela do winemaker da Peterlongo, enólogo francês Pascal Marty, que lidera um projeto ambicioso que começou prevendo um desafio inicial de uma década. Junto com ele, a enóloga Deise Tempass, acompanha o passo a passo que colocou a Peterlongo de volta na rota do vinho brasileiro.
 
 
O lançamento da nova proposta da linha Armando Memória é mais um avanço da empresa nesta caminhada. Cada lote chega com produção limitada. Do Armando Memória Cabernet Sauvignon, elaborado com uvas da Serra Gaúcha, são apenas 3.900 garrafas. Já o Armando Memória Merlot, com viníferas cultivadas em Encruzilhada do Sul (Serra do Sudeste) e na Serra Gaúcha, a partilha é de 4.900 garrafas. O Armando Memória Tannat, novidade na linha, também reúne uvas das mesmas regiões, colocando no mercado 4 mil garrafas. 
 
piscinas com águas termais - Hotel Internacional Gravatal
 
11º FÓRUM INTERNACIONAL DE TURISMO DO IGUASSU
 
 
Fique atento porque as Normas de Apresentação dos Trabalhos do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu foram alteradas ! “Turismo e Cidades Criativas”. Este será o tema que norteará as atividades do 11º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu. O evento complementar ao Festival das Cataratas – que será realizado nos dias 28, 29 e 30 de junho, em Foz do Iguaçu (PR) – já se consolidou como um dos principais técnico- científicos do setor no Brasil. O Fórum integra a lista de eventos complementares do 12º Festival das Cataratas e assume uma posição importante na iniciação científica em turismo e hospitalidade, além de proporcionar discussões no âmbito acadêmico. O evento é organizado pela De Angeli Feiras & Eventos em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria (Mestrado e Doutorado) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). 
 
 
ABAV PORTAS ABERTAS & FESTIVAL JPA
 
 
O Presidente da ABAV NACIONAL, Edmar Bull esteve em João Pessoa - PB, para mais um "Abav Portas Abertas", uma ação do Pilar Gestão Participativa, cujo objetivo é integrar a entidade nacional com todas as 26 unidades estatuais. Edmar Bull, diz que esses encontros são uma meta pessoal desde que ele assumiu a presidência da Abav. “O Abav Portas Abertas transformou esse objetivo em uma ação efetiva e mais ampla, que queremos ver multiplicada em todo o Brasil, com a participação massiva dos nossos agentes de viagens associados." Durante o evento recebeu o convite diretor do Festival JPA Claudio Jr; para estar presente no maior Festival de Turismo do Norte/Nordeste do Brasil. 
 
 
Bull apresentou alguns números sobre o comportamento das agências de viagens no país, além de interagir com os profissionais do Turismo na busca de uma maior interação entre a categoria e a diretoria da associação. Revelou que o setor teve um crescimento próximo a 7% no volume de vendas, no ano passado, apesar da forte crise econômica, que reduziu o poder aquisitivo dos brasileiros. Segundo ele, o turismo nacional vive um momento de transição muito importante, e que a Lei Geral do Turismo, que está tramitando no Congresso Nacional, será um divisor de águas para diversas atividades da cadeia produtiva do setor. Ele defende algumas mudanças, em especial, na injeção financeira das companhias aéreas internacionais no País, mas, sobretudo, na desburocratização da emissão de vistos para turistas de países estratégicos, como Estados Unidos e Japão; uma ampla discussão para encerrar com a bitributação; e ainda a ampliação do processo de capacitação profissional.
 
 
Na opinião de Edmar Bull, a atividade das agências de viagens tem apresentado um novo norte, inclusive, com o retorno das tradicionais agências físicas, um processo que começa a acontecer, por exemplo, nos Estados Unidos. Segundo ele, o agente de viagens passou a ser um consultor essencial na escolha de um bom roteiro, o melhor custo e benefício e o profissional especializado que pode ser um diferencial na escolha de pacotes turísticos. Há uma evolução que tem dado maior fôlego para essa atividade, que apostou na criatividade para não ser engolida pela internet e as redes sociais, que passaram a ser parceiras.
 
 
ICCABAV
 
 
O Instituto de Capacitação e Certificação da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ICCABAV) reuniu nesta terça-feira (25) sua equipe de instrutores para a realização do Simpósio ICCABAV 2017, um encontro de profissionais do instituto voltado à troca de experiências, alinhamento de atividades e novos projetos. A pauta do evento contou com vários temas estratégicos, entre eles o balanço de ações em 2016, período em que foram capacitados 9.351 profissionais em cursos presenciais, a distância e na Vila do Saber, e as atualizações nos cursos EaD, com o objetivo de fornecer um portfólio mais alinhado com as demandas do mercado. A grande novidade do encontro foi a criação de grupos de trabalho ICCABAV, uma iniciativa que reunirá a inteligência e experiência dos instrutores em prol das agências de viagens  associadas à ABAV. 
 
 
Neste ano o grupo também terá uma participação diferenciada no Congresso ABAV de Turismo, inserido na Vila do Saber, durante a 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 48º Encontro Comercial Braztoa. Os instrutores contribuirão, juntamente com a curadoria do evento, com a idealização e apresentação de palestras, fóruns e debates alinhados com os eixos temáticos que regem o espaço. Os participantes foram recepcionados pelo vice-presidente de Capacitação e Certificação da ABAV Nacional, Antonio Azevedo: "A realização deste primeiro Simpósio é muito importante para o ICCABAV, pois nos permite ter um contato mais próximo com nossos instrutores e receber o feedback de suas experiências na capacitação dos profissionais. Para este ano temos diversos projetos e contamos com a participação do grupo para o desenvolvimento de materiais que irão agregar ao dia a dia do nossos associados", afirma Azevedo.
 
 
FIACULT 2017
 
 
FIACULT - Festival Internacional do Comércio, Cultura e Turismo, está com mais de 148 mil visualizações comprovadas! Mais de 800 mil mailings enviados, 650 revistas, jornais, televisões, blogs...(ver em www.fiacult.com - saiu na mídia - clipagens). Filmes de qualidade no Festival, um sucesso total, que tem tudo para se repetir este ano. Quem no FIACULT é visto, sempre é lembrado! Ver, ouvir...como sentir o "espírito" do local, do produto. É a arte de levar o belo, o sonho, o conhecimento através de mágicos filmes de curtas metragens, passando a mensagem certa para cada cliente.
 
 
Além disso, mais os canais de Treviso e agora Sicília, com a Slow Tour. A intenção é alcançar mais de 550 visualizações por agora os italianos, com o sucesso do evento no ano passado, começaram justamente nesta semana todo o marketing. A principio falando do evento apenas no Brasil. 
 
 
BELLA DA SEMANA
 
 
Estreou nesta quarta-feira, 26 de abril, a segunda parte do ensaio da modelo Tynah Gomes no Bella da Semana (www.belladasemana.com.br).  A loira, que é natural de Rondônia (RO) e moradora de Curitiba (PR), foi um dos presentes de aniversário do site, que comemorou 16 anos no ar em fevereiro.
 
 




« Leia outros artigos